Os meus propósitos de 2020 eram:
- Estudar cerca de 130 horas em 2020
- Começar a ouvir as notícias televisivas e vídeos em português europeu
- Fazer exercícios fonéticos e gramaticais (posso usar um manual o vários livros)
Estudai 95 horas em ano passado. Não é suficiente. Comecei a estudar com um livro de autodidática pero é um pouco chato. Li dois livros de gramática portuguesa que ajudavam-me muito. Depois iniciai a ouvir pouco a pouco vídeos em português europeu. Primeiro lições e exercícios fonéticos e depois diálogos curtos e notícias televisivas. Não consegui encontrar os vídeos interessantes em português europeu. Só ouvir duas vezes os vídeos "Professor Pasquale explica" em português brasileiro que gostam-me muito. E por que não encontrava outros vídeos interessantes continuava com notícias de Europa e África. Li um livro interessante para o idioma português em Brasil em português. Gosto de ler em português e trato de ler sítios web. Ainda não consigo encontrar livros adaptados a nível intermediário. Consegui encontrar só um livro interessante em português em Bulgária – Historia de Portugal – é muito interessante e não é muito difícil. O português é quási uma língua desconhecida aqui.
Parabéns Nnavi! Muito bem escrito!
Olá Nnavi! Prazer em conhecer-te! Eu sei as dificuldades com a aprendizagem da língua portuguesa de Portugal. No YouTube costumo ver o canal "Portuguese with Leo". O Leo fala exclusivamente em português e fala devagar. Encontrar livros em nível intermédio é muito difícil. Não encontrei nada. Este ano comecei ler livros juvenis do quais já sei a história. Não é fácil porque há demasiadas palavras que não conheço, mas gosto do processo.
@Bruno_Chausse Obrigado muito pela tu ajuda! @Linda - Gosta-me muito "Portuguese with Leo" e também " Practice Portuguese" (só português europeu). Mas no YouTube não há muitos vídeos de Portugal como do Brasil. Eu primo ouvi português brasileiro para meio ano e depois comecei ouvir português europeu. Existem séries no sítio no web da RTP. No Kindle ebook store há livros em português mas não encontrei livros adaptados ou bilingues.
Conheço todas as dificuldades. Escrivi um post que inclue uma lista de recursos de português europeu (https://journaly.com/post/326). Também escrivi um texto sobre "As Diferenças entre o Português Europeu e o Português Brasileiro" (https://journaly.com/post/1774). Antes de aprender português não sabia que há duas variantes tão diferentes.