Acho que todos de vocês que aprendem o português europeu conhecem o Leo de Portuguese With Leo. Há um novo vídeo dele onde ele e o Stefano do canal linguaEpassione falam sobre métodos de aprender línguas e porque gostam ou não.
Gostei muito do vídeo não só porque admiro a dedicação deles para aprender línguas, mas também porque concordo com a opinião deles.
Uma das coisas que mais me ajudou na minha aprendizagem da língua portuguesa foi escrever. Apesar de também escrever com amigos que fiz na Tandem, comentar no YouTube e interagir com outros estudantes da língua portuguesa em vários grupos online, escrevi muitas coisas aqui em português europeu. No inicio, há mais de 3 anos, não erámos muitos falantes nativos de português europeu, mas ainda assim recebi feedback de outros lusófonos e aprendi com os meus erros.
Já faz muito tempo que não escrevia em português, então não sei quantos portugueses ainda estão ativos, mas vamos ver!
Muito obrigada ao Robin por ter criado a Journaly - a plataforma onde aprendi tanto! E muito obrigada a todos por corrigirem os meus textos!
Sempre muito motivador ouvir Stefano da LinguaEpassione. Obrigado por apontar este vídeo interessante.
@chazy, du bist immer für eine Überraschung gut! Ich wusste gar nicht, dass du auch Portugiesisch sprichst!
Leider spreche ich kein Portugiesisch, aber ich verstehe Brasilianisch recht gut, was in meinen Ohren wie eine Mischung aus Italienisch und Spanisch klingt.
Encontrei este sítio web através deste vídeo! Não conheço muitas pessoas que falam português de Portugal e tenho andado à procura oportunidade de uma forma de praticar a minha escrita. Gosto de ler e ouvir podcasts ou audiolivros mas é difícil de encontrar uma forma de ‘feedback’ na minha escrita.
@Maria_B Bem-vinda a Journaly! É a plataforma certa para receberes feedback na tua escrita e melhorares o teu português europeu 😊
Obrigada! Ainda estou a descobrir como tudo funciona aqui. Reparei que tu falas muitas línguas! Qual é a tua forma preferida de estudar?
É uma boa pergunta! Na verdade muitas vezes só faço coisas que me apetecem. Isso pode ser ver um video no YouTube, ouvir um podcast, ler um artigo numa revista ou num jornal online, escrever com amigos na minha língua-alvo ou escrever alguma coisa aqui na Journaly. Não sei se realmente tenho um método preferido, mas acho que aprendo mais quando estou a escrever alguma coisa e ainda mais quando recebo feedback.
Para mim, é a primeira vez que estou a aprender uma língua sozinha e também a escolher aprender com coisas que me agradam. Estou a aprender português há seis meses. Sinto que já aprendi português melhor do que o francês, apesar de ter aprendido francês durante cinco anos na escola.
Entendo bem o que estás a descrever. Para mim o português também foi a primeira língua que aprendi sozinha e o processo da aprendizagem foi muito mais rápido do que o processo de aprender o francês na escola e o espanhol na universidade.
Qual é a tua motivação de aprender português, mais específico aprender português europeu?
Olá Linda, desculpa pela minha resposta tardia.
Gosto de aprender coisas novas e estive a procurar qual língua gostaria de aprender. No início, o meu plano era melhorar o meu francês, mas não me senti muito motivada. Não tenho amigos franceses e não viajo à França com frequência. Por isso, estou à procura de outra língua. Gosto de viajar a Portugal e tenho um amigo português. A nossa amizade é em inglês, mas ele tem um filho e quero poder falar com ele e com o resto da família quando o filho crescer um pouco. E tu? Qual é a tua motivação?
Uau, é uma boa motivação! A minha motivação é um pouco diferente. Quase sempre quis aprender português porque o meu pai também o fala e tínhamos uma au-pair durante um ano quando tinha 3 anos. E agora amo a língua e não posso parar aprendê-la. 😄