A aprendizagem da segunda língua é uma maratona, não um sprint
Portuguese

A aprendizagem da segunda língua é uma maratona, não um sprint

by

education
language learning
psychology
habits

Uma perspectiva útil que encontrei em relação à aprendizagem da segunda língua é que é mais uma maratona, e não um sprint. Penso nesta analogia quando sou inclinado a ser desencorajado com o meu actual nível de capacidade de segunda língua para línguas "mais novas." No meu caso, é português (europeu) e búlgaro.

Este sentimento de desânimo espreita frequentemente à porta quando ouço os falantes de línguas nativas a falar normalmente ritmo -- geralmente rápido! -- e só posso entender um punhado de palavras que conheço, e, ao mesmo tempo, refletir sobre as muitas horas que passei a aprender a língua.

Posso ser desencorajado se pensar que "deveria" estar a um certo nível por esta altura. Como não gosto de pensar como "deveria", procuro frequentemente outras formas de pensar sobre um tema. Assim, utilizar esta analogia "maratona, não sprint" é útil para mim.

Haverá muitos meses e anos à frente onde posso continuar a aprender a língua, e gosto de aprender, por isso é uma atividade diária divertida e interessante. Continuará a haver muitas oportunidades para rir e sorrir com pessoas que também aprendem a língua e também com aqueles que falam a língua na perfeição. Alguns dos momentos mais divertidos vêm quando tento exprimir, mas cometo erros!

Penso que esta analogia 'maratona' também se pode aplicar a muitas áreas, onde demora muito tempo a atingir um determinado nível de habilidade, por exemplo, o nível de aptidão física. Um hábito diário (ou quase diário) de gastar tempo com a perícia faz a diferença, e as melhorias provêm deste esforço cumulativo. De poucos em poucos dias, experimento de forma tangível os resultados dos meus esforços contínuos.

Nota: Não sou psicólogo. Apenas gosto de pensar como pensamos, especialmente adoptando perspectivas diferentes que são mais saudáveis, tanto para nós como para aqueles que amamos.

0