"Poder fazer" versus "ter de fazer"
Portuguese

"Poder fazer" versus "ter de fazer"

by

health
psychology
mindfulness
daily life
habits

Há alguns meses, encontrei-me com uma mudança de mentalidade útil no que diz respeito à nossa visão das tarefas. O conceito é que em vez de pensar "tenho de fazer tarefa x", pense "posso fazer tarefa x". (Em inglês, "get to" em vez de "have to".)

Por exemplo, "consigo lavar a loiça". Eu tenho loiça, uau! Posso desfrutar da utilização dos pratos para comer algo delicioso quando estão novamente limpos."

E "posso limpar a casa de banho. Fixe, neste momento tenho a capacidade de limpar a casa de banho. Posso tocar uma podcast ou música quando limpo a casa de banho. Em breve poderei desfrutar de um banho agradável e lento na banheira limpa."

Em vez de "hoje tenho de fazer exercício", agora penso "hoje posso fazer exercício". É provável que me sinta bem quando faço exercício (especialmente se estiver fora) e gosto da forma como o meu corpo se sente ao criar uma prática diária de exercício.

Por isso, experimente-o durante um dia. Ou uma hora. Ou mesmo alguns minutos. Veja se isso ajuda a sentir-se melhor. E alivie a sua percepção de carga.

1