Há alguns dias, ouvi um podcast que falava das ventagens do hábito de acordar cedo, e consequentemente deitar cedo. Acho que é uma tendência interessante. Sendo alemã, sempre tinha de acordar bastante cedo (por volta das 6 e meia) durante a minha infância. Mas nunca gostava disso.
A minha mãe é o contrário, ela gosta de acordar às 6 da manhã ou ainda antes. Assim, ela chagava sempre às 7 e meia ao seu escritório (algo que fazia por escolha própria, dado que podia chegar até às 9 e meia) e ainda por cima ela deixava a casa limpa antes de sair. Agora está aposentada e acorda um bocadinho mais tarde, mas não muito tarde. O meu pai, por outro lado, era como eu. Ele era um madrugador por obrigação. Às sete e meia, já tinha de estar no trabalho. Em compensação, chegava à casa por volta dàs quatro e tinha muito tempo durante a tarde. No entanto, o meu pai também não gostava de deitar cedo e não o conseguia fazer. Assim, ao final dormia poco durante a noite e bebia muito café durante o dia, uma solução não ótima ou saudável.
Uma coisa que me deu jeito quando me mudei para Espanha é a costume de começar a trabalhar tarde. Vivendo aqui, nunca tive de acordar muito cedo nem ir muito depressa durante a manhã. Mas está claro, se começamos ás 10 da manhã e ainda por cima fazemos um intervalo de duas horas para almoço quando também devemos cumprir oito horas no escritório, e às vezes horas extraordinárias, a chegada a casa fica muito tarde e muitas vezes já está escuro. A verdade é que então percebi que também não gostava disso e aprendi a apreciar as ventagens do horário alemão. Acho que talvez o melhor seja uma mistura entre os dois sistemas.
Hoje em dia, todo isso ficou muito mais fácil para mim porque trabalho por conta própria e tenho certa flexibilidade em relação com o meu horário. Estou confortável com o meu hábito de acordar relativamente tarde. Como posso trabalhar em casa e fazer descansos segundo as necessidades de cada dia, é um bocadinho mais fácil de aproveitar as horas do dia tanto para trabalhar como para a minha vida privada.
A ser continuado...
História muito interessante! :)
Olá Miriam! Muito prazer em conhecer-te! Sempre estou muito feliz encontrar pessoas que também estudam a versão europeia de português! Como se chama o podcast que ouviste?
Olá Linda! Muito prazer. O podcast foi InnerFrench. É um podcast em francês para um nivel intermédio. Em francês posso ouvir e perceber contéudos mais difíceis mas mesmo gosto de ouvir este podcast porque ele sempre tem temas bastante interessantes. O episodio sobre o sono e o hábito de acordar cedo é um episodio antigo. Há um podcast semelhante em português europeio que se chama Portuguese with Leo. Ele foi inspirado pelo podcast InnerFrench.
Que fixe! Eu gosto muito de InnerFrench! O Hugo foi a razão pela qual estou mais interessada em aprender francês. Na escola nunca gostei do francês. Lembres-te como se chama o episódio? E é claro que conheço o Leo também. Já viste o último vídeo dele sobre os trava-línguas? É muito giro!
Olá Miriam!
O texto está muito bem escrito! Eu pessoalmente iria preferir o horário como na Alemanha, de levantar cedo e sair cedo do trabalho, porque acordo sempre cedo! :)
Olá Sara! Muita obrigada pelas correções e o teu comentario.