Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto
Portuguese

Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

by

memory
horror
history

Ontem foi o Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. Acho que é muito importante que o mundo todo se lembre do que aconteceu no regime nazi.

A libertação do Campo de Concentração e Extermínio Nazi de Auschwitz-Birkenau aconteceu há 76 anos.

Nunca mais deve ser sempre o imperativo subjante a todas as nossas ações.

Muitos campos de concentração tinham uma frase incrista nas portas: "Arbeit macht frei" que se traduz para "O trabalho liberta-o". Não tenho certeza se era uma coisa irónica ou porque os nazis escolham essa frase para esses campos.

Talvez os nazis queriam que as pessoas nos campos com isso achassem que podiam libertar-se com trabalho. Originalmente, a frase vem de um livro de 1873 que fala sobre como o trabalho (duro) pode ser caminho para o sucesso profissional e, portanto, para a liberdade.

Nunca mais à perseguição das minorias, ao antissemitismo e ao nazismo.

Para mim, esse tempo parece muito escuro e opressivo. Na escola aprendemos muito sobre o regime nazi e a Segunda Guerra Mundial. Também estive duas vezes no memorial em Dachau. Quase todos os edificios e prédios foram rompidos e no primeiro momento parece mais como um parque. Posteriormente, o guia contou-nos muitas coisas que aconteciam no campo de concentração em Dachau. Mas o passeio também percorreu estas câmaras e foi realmente assustador porque a sala parecia ser apenas um chuveiro de plano aberto. Os chuveiros ainda estavam presos ao teto. De alguma forma fiquei aliviada quando soube que as câmaras de gás em Dachau nunca foram postas em funcionamento, mas ainda assim era temeroso ...

Nunca mais ao ódio, à violência e à guerra.

É horrível perceber que as pessoas nesses campos foram pessoas como tu e eu. A única diferença foi que os nazis não gostavam delas. Por causa da religião, da orientação sexual, das deficiências, das opinões politicas e muitas mais.

Portanto, recordemos todos aqueles que sofreram e morreram durante esse tempo e nesses campos. Lembremo-nos daqueles que viram os seus entes queridos morrer de fome ali. Lembremo-nos daqueles que saíram vivos dos campos e nos falaram desse tempo. Lembremo-nos de todas estas almas perdidas e trabalhemos em conjunto para garantir que isto não volte a acontecer.

\\ Citações de David Sassoli, Presidente do Parlamento Europeu

\\ Foto de https://www.katholisch.at/aktuelles/2018/03/14/bischof-scheuer-in-dachau-kz-opfern-ihre-namen-zurueckgeben

6