Gosto muito de línguas e tenho uma longa lista delas para aprender. Provavelmente não vou conseguir estudar todas as línguas que gostava de estudar, embora isso não seja um problema para mim realmente. O processo do estudo é gratificante e curto muito dele. Não quero falar muitas línguas, só quero experimentar a aprendizagem delas.
Atualmente estou a estudar esloveno além de português. O esloveno não estava nos meus planos, mas vou fazer uma viagem para a Eslovénia e acho que é a oportunidade perfeita para tentar estudar a língua. A motivação de falar com as pessoas durante a viagem vai ajudar-me a ser constante.
O esloveno é difícil mesmo porque não há muitos recursos ou ferramentas online. Também existem muitos dialetos diferentes e às vezes não sei se o que estou a estudar é do mesmo dialeto que eu estudo. Também não falo nenhuma língua eslava.
Por isso, acho que o esloveno tem muita coisa diferente das línguas que já conheço. São novas para mim e tenho de me focar muito nelas. Também percebi que existem algumas pequenas coisas em comum com o espanhol ou o português, mas não com o inglês, por exemplo. Não esperava que isso acontecesse. Às vezes é melhor estudar o esloveno através destas línguas e isso é mesmo muito interessante.
O início está a ser emocionante mas sei que no futuro vai ficar difícil, pela dificuldade de procurar um professor ou professora e praticar com falantes nativos. Espero poder falar um pouco na minha viagem. Não tenho muito tempo até então, mas gostava de falar um pouco lá.
Precisamente a falta de motivação e a ausência de situações para falar ou usar a língua fez-me parar de estudar o cantonês. É uma língua complexa e não tinha oportunidade de praticar aqui. Também não sabia escrever e isso tornava mais difícil lembrar-me das palavras e da língua em geral. Se calhar volto a estudar cantonês um dia dia mas não estava a ter uma boa experiência e, como disse ao início, estudo línguas porque curto do processo. Isso é fundamental.
Headline image by videmusart on Unsplash
Que bom! Espero que continues a gostar processo e que corra bem a viagem (e que possas praticar um pouquinho por lá, também!)
Não encontras professores de esloveno no iTalki, ou assim? Sei que têm para muitas línguas que são difíceis de encontrar).
Sei que o EU Academy também tem lá algumas coisas de esloveno (como há muitos estudantes de Erasmus e trabalhadores migrantes e assim). Até porque quando estava a fazer o meu curso de dinamarquês lá apareceu uma coisa que estava em esloveno por algum motivo ahah mas pronto , se for como o de dinamarquês também é um pouco difícil para quem tenha começado a aprender a língua à pouco, porque está quase tudo na língua-alvo, sem traduções :/ é bom quando já se está um pouco mais à vontade com o básico
Muito obrigado Dinis! Encontro professores de esloveno no iTalki mas há poucos e não têm muita disponibilidade. Mas ainda é cedo para estudar com um professor.
Estou a fazer um curso de iniciação do Centro para o esloveno como segunda língua estrangeira que é gratuito. Também há vídeos no YouTube que acho muito bons.
Eu conheci o EU Acadamy através de ti mas ainda não tentei os cursos do esloveno lá. Vou consultá-los. Espero que continues com o dinamarquês. Acho que é muito interessante!
Que bom! Ao menos nessas línguas menos populares, quando se encontram recursos, costumam ser bons e feitos para serem acessíveis (enquanto outros mais populares, é sempre preciso pagar).
Eu agora não tenho continuado o de dinamarquês lá, porque estou a tentar avançar no Babbel (sinto que estava no ponto ideal para depois conseguir apanhar mais gramática e vocabulário quando voltasse ao do EU Academy, mas é pena que tenha tantos "bugs". Espero que o de esloveno seja um pouco melhor)