Hoje vi um documentário muito interessante sobre a emigração de portugueses a Havai no final do século XIX e início do século XX. Estes portugueses fizeram uma viagem de barco muito longe e bastante perigosa para ir lá, principalmente para trabalhar cortando cana-de-açúcar. Um velho no documentário disse que havia vacas vivas no barco que comiam. Quando chegaram a Havai, não recebiam muito dinheiro, mas tinham casas e acesso de doutores e outros serviços. Estes portugueses principalmente vieram dos Açores e da Madeira, e também de Trás-os-Montes. No documentário disse que alguns portugueses, especialmente eles que não eram das ilhas, não se acostumaram com o clima de Havai e se mudaram para o continente americano. Os portugueses que vieram a Havai trouxeram a sua cultura, e isso influenciou a cultura havaiana. Por exemplo, os portugueses trouxeram o ukelele e as melodias que influenciaram as canções tradicionais de Havai.
O documental disse que 22% da população de Havai agora tem herança portuguesa, que é muito. Parece que em Havai há muitos descendentes de portugeses (que a vezes falam português, a vezes não) que querem preservar as suas tradições e saber mais sobre a história das suas famílias.
No caso destes portugueses que emigraram no final do século XIX e início do século XX, deve ter sido extremamente difícil. Parece que quase ninguém voltou para Portugal e devem ter sentido muitas saudades.
Espero ver mais documentários sobre a historia de Portugal no futuro.
Se alguém mais tiver interesse, pode ver o documentário aqui: https://www.youtube.com/watch?v=vnX8DMOtzVg
Obrigado pela partilha! Por acaso, não sabia que eram assim tantos nem que tinham influenciado assim tanto a cultura havaiana. Sei que existe a "malasada" (malassada ou mal-assada) e um dia em que festejam isso como "Dia da Malasada" na Terça-feira Gorda, no final do Carnaval e antes de Páscoa.
@langdinish Muito obrigada pelos conselhos 🙂 E não há problema, achei que foi muito interessante! Malasadas parecem muito ricas (eu pesquisei no Google!) e nós também temos um dia similar no Reino Unido (Pancake Day).
Sim, já tinha ouvido falar do Pancake Day ahaha achei muito curioso. Em Portugal, na verdade, não festejamos (talvez só algum católico muito devoto ainda o faça)