
Na Alemanha, temos a tradição de fazer uma coisa que se chama "die Feuerzangenbowle". Pode ser descrito como uma ponche quente à base de vinho tinto com um torrão de açúcar em forma de cone flambado. É mesmo a minha bebida preferida nos dias frios e escuros do inverno. Costumava convidar amigos para uma festa de Feuerzangenbowle. Também há um filme que chama-se "Die Feuerzangenbowle", mas nunca o vi.
Gosto muito de convidar os meus amigos a minha casa e vivenciar este espetáculo juntos para depois, claro, tomar essa bebida deliciosa. Com o álcool, às vezes, fico um pouco bêbada, mas quando é em minha casa não faz mal.
Neste texto vou explicar-vos como fazer uma Feuerzangenbowle. Para fazê-la, é preciso um torrão de açúcar em forma de cone (Zuckerhut). Infelizmente, não sei se é possível comprar numa loja fora da Alemanha. Aqui, compra-se esses torrões de açúcar em todos os supermercados e só custam um euro. Normalmente pesam 250 g; por isso, são quatro vezes mais caro do que o açúcar normal. Mas não tenho nenhuma ideia de como fazer isto em casa.
Receita do vinho quente
A base de uma Feuerzangenbowle é o vinho quente (der Glühwein). É possível comprar vinho quente em garrafa ou fazê-lo em casa. Prefiro a versão caseira. Nos mercados de Natal, há vinho tinto e vinho branco quente, mas o tinto é mais comum e tradicionalmente usado para preparar a Feuerzangenbowle.
Ingredientes:
- 2 litros de vinho tinto (pode ser um vinho barato)
- condimentos (2 anises-estralado, 5 cravinhos, 3 grãos de pimenta-da-jamaica, 2 sementes de cardamomo, 1 pau de canela e 1 pitada de baunilha)
- 1 filtro para chá
Preparação:
Esmagar os condimentos num almofariz e colocá-los no filtro para chá. A seguir, despejar o vinho numa panela, colocar a saqueta de chá no vinho e deixá-lo em infusão por uma noite.
Receita da Feuerzangenbowle
Ingredientes:
- 2 litros de vinho quente
- sumo de 4 laranjas
- sumo de 3 limões
- 1 torrão de açúcar em forma de cone (Zuckerhut)
- rum com mais de 60 % de álcool, normalmente uso Stroh 80
- 1 Zuckerzange (literalmente: as pinças de açúcar que é a coisa que usamos para colocar o torrão de açúcar em cima da panela para flambá-lo)
Preparação:
Primeiro, aquecer o vinho quente (atenção: não ferver!). Em seguida, adicionar o sumo das laranjas e dos limões e colocar as pinças de açúcar em cima da panela. A panela deve ser colocada sobre um fogão móvel num local onde não haja nada inflamável por cima (a chama pode ficar muito alta em algumas circunstâncias!).
A seguir, pôr o torrão de açúcar em cima das pinças de açúcar e embeber o açúcar com rum até ficar embebido. A larga parte do açúcar pode precisar de mais rum. Se um pouco de açúcar se demarrar-se, não faz mal. Agora, acender o açúcar (não se esqueça de apagar a luz!) e observar a bela chama. Esperar até que o açúcar tenha escorrido completamente no vinho quente.
Chegou o momento: A Feuerzangenbowle está pronta! Enche as chávenas e aproveita!
Parabéns, o texto está muito bem escrito e escrever receitas noutras línguas não é nada fácil! É também interessante saber as tradições da Alemanha. Obrigada por partilhares esta receita!
Obrigada pela tua ajuda, Sara! Escrever este não era fácil, tinha de procurar muitas palavras. E às vezes escolhi a falsa como "aquentar" ou "encher".
@LindasLinguas you rock! 🎸