A história sobre a Momo é um livro juvenil do autor alemão Michael Ende (1929 - 1995) que era publicado pela primeira vez em 1973. Momo foi premiado com o Prémio Alemão do Livro Jovem em 1974. O livro foi traduzido para português por Maria Margarida Morgado. A versão portuguesa foi publicada pela Editorial Presença pela primeira vez em 1984. Ao longo dos quarenta anos vendeu mais de 10 milhões de exemplares e foi traduzido em 46 línguas.
O subtítulo da história é "A estranha história dos ladrões do tempo e da menina que devolveu aos homens o tempo roubado." que descreve bem o que acontece no livro.
Momo é o primeiro livro que leio em português e ainda há muitas palavras que não percebo. Em média, há dez palavras por página que tenho de pesquisar.
A história da Momo é uma história muito linda, não só para as crianças. Também há muitas lições para os adultos e às vezes é preciso um livro lembrar-nos do que é realmente importante. São as coisas pequenas que enriquecem as nossas vidas.
A Momo é uma menina que vive sozinha nas ruínas de um anfiteatro. Ninguém sabe quem são os seus pais, quantos anos tem ou de onde vem. Mas não é importante porque Momo sabe bem o que é que ela precisa. Ela tem muitos amigos que lhe trazem comida e às vezes também roupas.
É uma menina estranha e ao mesmo tempo extraordinária. As pessoas gostam de passar tempo com ela porque tem uma habilidade perfeitamente única: a de ouvir.
Momo sabia ouvir de tal modo que pelas cabeças das pessoas passavam ideias muito acertadas.
Também as crianças gostam de brincar com a Momo porque sempre têm melhores ideias para inventar novos jogos.
Em nenhum local se brincava tão bem como junto de Momo.
O livro tem três partes:
- Momo e os seus amigos
- Os senhores cinzentos
- As flores de uma hora
Cada parte tem alguns capítulos e eu aindo estou na primeira parte, a começar o quarto capítulo que chama-se "Um velho cadao e um jovem falador". Michael Ende usa um língua muito rica e bonita para ter o sentido estar lá sentado ao lado de Momo a contar-lhe uma história. Estou muito ansiosa para continuar ler.
PS: Michael Ende também escreveu outras histórias famosas para além de Momo. Estas incluem "A História Interminável" (Die unendliche Geschichte) e "Jim Botão e Lucas, o maquinista" (Jim Kopf und Lukas der Lokomotivführer).
Parabéns, o texto está muito bom! Até eu fiquei interessada em ler o livro "Momo". Talvez venha a ler a versão alemã para praticar. :) Concordo que ler livros juvenis é uma excelente forma para aprender línguas. As histórias juvenis têm muitas vezes lições que nos ajudam mesmo em adultos. Excelente trabalho! :)