Já estamos quase acabando com o Multilingual Book Club 2 e eu nem escrevi uma publicação ainda! Como o tempo voa!
Na verdade, estou achando difícil escrever sobre um livro que eu estou lendo em inglês. Eu não gosto de escrever sobre o conteúdo da história porque eu pessoalmente detesto spoilers e até eu não leria uma publicação de um resumo dum livro. Enfim, o assunto não me inspira a escrever.
Porém, um assunto que sempre me interessa é as experiências dos leitores. Na verdade, estou tendo dificuldades com a vontade de ler. Eu acho é porque eu já leio bastante no meu dia a dia e quando eu quero descansar, eu prefiro jogar videogames sozinha, com meu namorado ou com meus amigos. Eu acho que é a hora de revisar meus objetivos diários, a minha vida mudou muito nesse mês. Por exemplo, estou fazendo dois cursos atualmente: nas segundas, aprendo sobre o mercado de tradução e interpretação no Brasil (e no exterior) e como iniciar sua carreira e nas sextas faço um curso que se chama "português para tradutores" que eu acho muito avançado mas estou curtindo bastante. Na verdade, já estou notando um progresso na minha escrita por causa do foco do curso. Ele compara as diferenças entre inglês e português e como fazer um texto mais "português" invés de ser uma "tradução de inglês". Por exemplo, a evitação da voz passiva, que é usada muito frequentemente em inglês. Com essas dicas, estou notando que eu também cometo esses erros da tradução enquanto eu falo. Sei que é muito normal para uma estrangeira, mas eu acho essa comparação fascinante.
Bom, já viajei um pouco sobre o assunto do Multilingual Book Club. Voltando um pouquinho, a falta de tempo ou a motivação de ler é um grande problema esse mês, mas eu descobri uma solução que eu acho que vai funcionar melhor pelo próximo clube. Faz uma semana, eu estava dando uma aula de conversação em inglês, estávamos falando com esse aluno sobre o método dele com a aprendizagem de inglês. Ele explicou que ele adora audiolivros e assistir séries em inglês. Eu achei que ele tinha um vocabulário incrível! E daí surgiu minha ideia: a próxima vez, se eu escolher um livro em inglês, eu vou também comprar o audiolivro em português porque eu tenho muito mais tempo para ouvir uma história do que ler. E talvez, eu ouça um capítulo primeiro e leia quando eu tiver mais tempo ou motivação. Então, para meus brasileiros no Journaly: vocês usam Audible? Ou tem um outro lugar onde comprar audiolivros?
Como estão indo o Multilingual Book Club para vocês?
Até a próxima!
FocaFofa
Oi, Emily! Incrível sua habilidade com o português, dá pra ver que você conhece a língua muito bem. O que apontei são apenas pequenos detalhes. Eu não sei lhe dizer onde comprar audiolivros em português, infelizmente eu acho que isso ainda não é tão popular no Brasil. Mas acredito que no audible deva ter! O book club pra mim tem sido bem melhor que o último. Já estou no meu segundo livro! Eu li Flowers for Algernon e agora estou lendo Herbert West Reanimator, ambos em inglês. Eu estudo letras e literatura na faculdade, então também acho difícil ler no meu tempo livre... o que me ajudou foi escolher livros menores, assim eu me sinto mais produtiva. Abraço!
Olá Emily! Posso dizer-te que no Audible quase todos os audiolivros estão em português do Brasil e há bastante.
PS: Sabias que todos os livros ESTÃO numa língua? Acho muito estanho porque um livro fisicamente não pode mudar a língua.
Oi! Muito obrigada pelas correções! Vi que eu cometi erros de gênero de novo! Devo ler meus textos mais cuidadosamente! @juliana, meu namorado começou a ouvir um audiolivro enquanto treinamos na academia, ele achou uma versão online no YouTube! Porque eu também não gosto TANTO de audiolivros, acho que eu vou tentar achar uma versão Podcast ou no YouTube também! @LindasLinguas, é muito estranho, né? Nunca pensei nisso antes! Mas acho que meu instinto é falar "o livro está em inglês", então, sabia, sim mas, nunca pensei nisso hahaha!