Guia para sobreviver ao regresso ao trabalho após as férias
Portuguese

Guia para sobreviver ao regresso ao trabalho após as férias

by

daily life

O verão está a começar e pronto vais tirar uma semana ou duas de férias. Infelizmente, sempre depois deste tempo agradável, chega o dia do regresso ao lugar onde normalmente passas oito horas fazendo tudo o que não te interessa ou, inclusivemente, o que odeias de toda a tua alma.

Se a frase "As férias acabaram e é hora de voltar a trabalhar" te inspira stress ou ânsia, este guia é para ti! Eis algumas boas ideias para sobreviver a primeira semana e não se tornar louco.

1. Sempre planifica as férias para que iniciarem e sobre tudo terminarem no meio da semana, por exemplo na quarta-feira. Desta maneira terás de trabalhar apenas dois dias justo após as férias e a sexta-feira chegará num abrir e fechar de olhos.

2. Começa bem o dia com um pequeno-almoço nutritivo e delicioso que não consiste só num cafezinho. Prepara-te flocos de aveia com iogurte e frutas ou um sanduiche com queijo e fiambre decorado com uma folha de alface e uma rodela de tomate. Não seja que estejas com fome precisamente na hora de abrir o marco de correio eletrónico cheio de e-mails não lidos.

3. Durante a viagem ao trabalho, seja de carro ou de elétrico, faz alguma coisa que te dê prazer e te permita relaxar. Podes ouvir um disco da tua banda favorita, ler um livro ou um artigo, ouvir um audiolivro. O objetivo é de dedicar esse tempo ao que te interesse e não aos pensamentos negativos relacionados com o número enorme de tarefas por realizar.

4. Uma vez chegado ao escritório, liga o computador, enquanto isso, fala com os teus colegas para se pôr ao dia e trocar fofocas. Só após essas pequenas conversas dirige a tua atenção ao trabalho começando por tudo o que é o mais fácil e o que requere o menos esforço possível. Deixa as obrigações que gastam tempo considerável para o dia seguinte ou, se for possível para depois do fim de semana.

5. Faz muitas pausas breves para tomar uma chávena de chá, comer fruta ou simplesmente para te espreguiçares e descansares a vista que já não pode gozar umas paisagens pitorescas.

6. Finalmente, planeia uma tarde amena na casa: um jantar com o teu casal, um banho aromático ou, sei lá, uma sessão de filme engraçado e otimista.

Seguramente, se aplicares todos estes conselhos, o voltar ao trabalho será canja e o primeiro dia não te brindará doze trabalhos de Hércules nem de jeito nenhum um trabalho de Sisifo.

3