Faz tempo, né?
Portuguese

Faz tempo, né?

by

travel
education
language learning
daily life

Algumas semanas atrás, eu dei dois grandes passos na minha vida: terminei o meu curso de TEFL e eu acabei de me mudar para o Brasil!

A minha experiência com o TEFL

O curso de TEFL foi uma experiência transformadora e nunca imaginei que eu teria gostado tanto de ensinar inglês. Quando eu estudava francês na universidade, eu não queria ter ligação com o ensino de idiomas porque isto sempre foi um plano B para mim. Porém, eu descobri que o plano A dos meus objetivos ainda vai demorar alguns anos para ser alcançado. Já que eu estava em casa fazendo nada além do meu trabalho que eu não gosto muito, comecei este curso de TEFL para entrar numa carreira em que me deixaria mais feliz.

A busca de achar o programa perfeito para mim, demorou algumas semanas, mas no fim, estou muito feliz com a minha escolha. Escolhi um curso de autoaprendizagem porque eu ainda estava trabalhando com horas não fixas e eu não queria perder horas de trabalho com um curso "presencial". Eu pretendia terminar o curso em um mês, mas na realidade, terminei depois de quase 3 meses por causa da extensividade dos exercícios.

Depois de terminar o conteúdo de 150 horas, eu comecei a prática. Foi uma semana onde eu dei aulas de inglês pré-intermediário por uma hora por dia. O primeiro dia foi o mais difícil; eu falei muito e fiquei muito nervosa. Mas, no fim, meu tutor disse que foi um bom ponto de partida e as minhas aulas vão só melhorar a partir daqui. E até o fim da semana, deu muito mais certo! Na última aula, os meus alunos ficaram tristes quando eles ouviram que eu não iria voltar na semana que vem. Eles me agradeceram pelas aulas divertidas e úteis e quando a sala do Zoom fechou, me senti vazia e com muita vontade de ensinar mais.

Agora está chegada a hora de procurar um trabalho com TEFL. Fico nervosa com a mudança da minha carreira, mas também estou muito ansiosa de ter mais contacto com as línguas nos meus dias de trabalho. Espero que todos os meus alunos sejam tão legais como aqueles que eu tive na minha prática.

Minha mudança para o Brasil

Há quase um mês, me mudei para o Brasil para viver com o meu namorado. A experiência de viajar durante uma pandemia foi tensa, mas também muito mais tranquilo do que eu esperava. O meu voo de Toronto para Chicago foi cheio e quando cheguei, o aeroporto estava lotado porque eu cheguei na hora de rush. Para piorar a situação, tive uma escala de 9 horas. Mas, passei o tempo num restaurante bom e tranquilo, liguei para alguns amigos para passar o tempo mais rápido e depois de algumas horinhas, eu estava embarcando para ir para o Brasil!

O que foi o momento mais chocante, foi quando eu vi quantas pessoas estavam embarcando no avião. Foram poucas! Durante meu voo de 10 horas, eu tinha um espaço imenso para me deitar e tentar dormir. Não consegui dormir muito bem por causa da minha ansiedade de matar as saudades do Brasil e do meu namorado.

Quando cheguei, foi um dos momentos mais incríveis da minha vida - conseguimos! Às vezes, eu ainda não acredito que eu consegui viajar até aqui. Porém, é verdade, não é o mesmo Brasil que eu conhecia quando eu estava aqui em fevereiro de 2020, mas eu não quero focar nas mudanças negativas porque todo mundo já sabe como está a situação hoje em dia. Acima de tudo, estou muito feliz de ter esse tempo gostoso, especialmente em comparação com o Canadá que já saiu do inverno quando eu parti.

Por fim, essa mudança também é uma boa oportunidade de ficar mais fluente em português. Para conseguir isso, eu decidi começar o Clube do Livro Multilíngue com "A Sombra do Vento" invés de ler em espanhol (isso, vou deixar por outra dia, quando tiver mais tempo para dedicar ao espanhol). Também, vou finalmente terminar todas as lições de Duolingo e começar o curso de Babbel o mês que vem (quando a minha inscrição de Babbel Francês termina). Para nos divertir um pouco, e para me ajudar aprender as frases mais coloquiais, meu namorado e eu começamos a assistir "Avenida Brasil". Estou gostando muito (mas não do Tufão) e por favor, no spoilers!

Journaly também faz parte no meu plano de treinamento de português fluente, então a próxima vez vai ser sobre o Clube do Livro Multilíngue! Para quem que já escreveu algumas publicações sobre este tema, vocês têm algumas dicas sobre o que escrever?

Muito obrigada e até a próxima!

FocaFofa

0