Olá, espero que estejam bem! Hoje, vamos falar sobre o planeta anão, Plutão.
Plutão foi descoberto em 1930. Durante muito tempo foi considerado o nosso nono planeta no sistema solar. No entanto, o seu estatuto como um planeta foi reclassificado para planeta anão em 2006 pela União Astronômica Internacional (UAI). Plutão foi reclassificado quando outros corpos astronómicos foram descobertos no Cinturão de Kuiper que poderiam cruzar a órbita do planeta anão.
Plutão recebeu o nome do deus romano da morte, Plutão. E a ideia original de nomear Plutão foi dada por uma rapariga de onze anos, Venetia Burney.
Plutão é extremamente frio , entre -233℃ e -223℃. É impróvavel que Plutão sustente a vida. Apesar disso, cientistas especulam que há um oceano de água debaixo da superfície gelada e rochosa do planeta anão.
Plutão tem um diâmetro equatorial de 2.337 quilómetros; é cerca de um quinto do tamanho da Terra. Em média, Plutão está 5,9 mil milhões de quilómetros do Sol o que significa que o planeta anão está 39 vezes mais longe do Sol que a Terra. A esta distância, a luz solar atinge Plutão em 5,5 horas. Se vocês andassem em Pluto ao meio dia, o Sol seria 1/900 do brilho que tem aqui na Terra; ou 300 vezes mais brilhante que a Lua cheia.
Um dia em Plutão leva 153 horas. E um ano em Plutão leva 248 anos na Terra. O eixo de rotação é inclinado, o que significa que Plutão gira quase de lado. Também, o planeta anão exibe rotação retrógrada, como Vênus e Urano, a girar de oeste para leste. Há cinco luas a obitar Plutão: Caronte, Estige, Cérbero, Nix, e Hidra. Caronte é a maior lua , cerca de metade do tamanho de Plutão a torná-la maior satélite em relação ao planeta que orbita. Plutão e Caronte são às vezes chamados um "planeta duplo." Um outro fato interresante, Caronte leva 153 horas para girar à volta de Plutão, igual a um dia no planeta anão. Isto significa que Caronte nunca se põe no ceu de Plutão; fica no mesmo lugar para sempre.
Plutão tem montanhas, vales, planícies, e crateras. As montanhas são blocos gigantescos congelados de água e metono (com rochas também) que antigem alturas de 2 ou 3 quilómetros. As vales e depressões podem se estender para 600 quilómetros, e as crateras podem ter 260 quilómetros de diâmetro.
Pluto possui uma atmosfera tênue de principalmente nitrogênio molecular e uns metono e monóxido de carbano. Quando Plutão está longe suficiente do Sol, a atmosfera pode congelar e cair como neve à superfície.
Obrigado por ler o meu artigo curto sobre o planeta anão, Plutão. Na verdade, Plutão é o meu planeta preferido. Se pudesse viajar para qualquer planeta, eu escolheria Plutão.
Um artigo muito ambicioso sobre Plutão! Eu aprendi carradas de coisas que não conhecia, e faço parte da geração que viu Plutão ser desclassificado do nosso sistema solar o que me entristecerá até ao dia em que morrer acho eu :( Eu deixei aqui os poucos erros que vi, a maior parte são de ortografia que reconheço é uma chatice, aprender Português demora tempo mas este artigo lê-se muito bem e eu entendi tudo que tinhas a dizer! :)