Prometi falar sobre a minha viagem a Itália há muitos meses, mas não tive tempo de me sentar em frente ao computador e escrever um pouco sobre isso.
A viagem prometia ser idílica. Depois da minha viagem à Eslovénia ia percorrer algumas cidades italianas antes da minha viagem a Espanha. Lamentavelmente isso não aconteceu. Ao menos não da maneira que eu achava que ia acontecer.
Os problemas começaram na Eslovénia. Durante a viagem recebi uma mensagem do meu banco. Os dados do meu cartão foram roubados por hackers que atacaram um site onde eu tinha comprado algumas passagens de avião. Cancelei o meu cartão imediatamente e a partir daquele momento não consegui acessar mais o meu dinheiro do banco. A viagem a Itália mudaria a partir disso de forma irrevogável. Não ia poder comprar em lojas ou comer em muitos restaurantes. Também deixava de ter flexibilidade para viajar. Algumas excursões seriam canceladas porque não terminei todas as reservas. Alem disso as minhas reservas de hotel ou transporte não poderiam ser alteradas. Mas isso só foi o início de tudo.
Viajei para a Italia depois de um par de dias na Eslovénia. Estava de bom humor. Gostei muito da Eslovénia e agora queria passear por várias cidades italianas. A minha primeira paragem foi Trieste. Uma cidade muito bonita. A arquitectura é muito harmoniosa. É uma cidade muito monumental. Cheguei muito cedo então tive de ficar com a minha mala a manhã toda. Visitei o castelo de São Justo e a catedral da cidade. Caminhei um bocadinho pelas ruas e procurei um lugar barato para o almoço. A primeira das alterações devida ao meu problema de orçamento. A minha viagem por Itália estava a correr muito bem. Depois procurei o meu hotel proque queria deixar a minha mala e tomar um duche e... enfrentei o maior problema de toda a minha viagem.
O hotel não existia.
O prédio estava lá, mas não havia hotel nenhum nele. Liguei ao hotel muitas vezes mas obviamente não atenderam a minha chamada. O hotel era uma farsa e não tinha acesso ao meu dinheiro para fazer outra reserva ou para viajar para outra cidade. Tentei ligar ao hotel durante várias horas pois não conseguia acreditar na situação e não queria alertar ninguém da minha familia ou amigos se fosse um erro. No final, aceitei a cena e tive de encontrar uma solução. Lembrei-me que no início a minha ideia era ficar em Liubliana o tempo todo e eu reservei um apartamento para toda a minha viagem. Não mudei a reserva para eliminar alguns dias porque o preço ia permanecer inalterado. Os dias extra ativaram um desconto e dexei tudo assim porque ter aquele apartamento reservado durante toda a viagem dava-me segurança. E realmente deu-me.
Só tive de voltar à Liubliana de autocarro. Tinha dinheiro suficiente para isso. Apanhei o último autocarro do dia e voltei à Eslovenia. E foi assím que acabou a minha viagem à Itália. Só voltei no último dia para apanhar o meu avião para Espanha (sem dinheiro nenhum para visitar).
Os últimos dias à Luibliana foram muito tranquilos. Conheci algumas pessoas e comi no apartamento comida do supermercado que cozinhei. Também decidi ir a um concerto à última da hora porque o bilhete não era caro e pude usar o dinheiro que tinha reservado para comer num restaurante em Itália. Tive de cancelar algumas reservas para os dias seguntes em Itália mas recebi a maior parte do dinheiro de volta.
Ainda quero voltar à Itália e conhecer algumas cidades. Não tive a oportunidade de descobrir tudo o que queria. Mas por causa de todos os meus problemas lá, consegui praticar o meu italiano e senti que conseguia falar mais do que realmente pensava antes da minha viagem. Não tinha estudado muito italiano antes da viagem, mas acho que o meu instinto de sobrevivência fez-me entender muito bem o idioma. Também comprei um livro em italiano que ainda não li.
Headline image by ristivojevic on Unsplash