2 de outubro
Portuguese

2 de outubro

by

Hoje, eu ouvi um episódio de Café da Manhã sobre a água no Brasil e a politização dela. 

Basicamente, existe uma grande diferença entre as várias regiões do Brasil e o acesso à água. Dentro de algumas zonas, não há infraestrutura para a água corrente e nestas zonas, as pessoas têm que viajar muito para levar a água para suas casas. Também tem barreiras políticas quanto ao melhoramento da situação, com muitas organizações em médio.

Esse episódio me fez refletir. Eu acho que, em geral, os recursos naturais vão se voltar cada vez mais escassos, incluindo a água. Quanto mais escassos são, mais difícil vai ser chegar até eles para uma pessoa comum e corrente. Se algo não mudar, eu penso que vai criar uma crise, uma crise para cada recurso natural que nos acaba, e não só para a água. Podemos ver um exemplo contemporâneo também com a comida. Embora fosse uma preocupação desde os anos 60 ou 70, realmente não há falta de comida no mundo. É mais bem problema com a localização. Alguns lugares têm comida demais e outros não têm o suficiente. O problema que resolver é como fazer que cada lugar tenha a comida da que precisa.

Um amigo meu me perguntou hoje o que eu achei da mudança climática e eu respondi para ele que achava que tinha a habilidade de destruir a humanidade ou uni-la. Como a humanidade responde esse problemas vai ser a teste nos próximos anos.

0