O encanto irresistível das coincidências (1)
Portuguese

O encanto irresistível das coincidências (1)

by

chemistry

Toda a gente conhece estas situações. Quando pegaste no celular para chamar um amigo e recebeste um telefonema dele neste exato momento. Quando encontraste uma nota de vinte euros logo após sair do elétrico vinte, no dia em que completaste vinte anos. Ou algo parecido. São uns dos momentos mágicos da nossa vida.

Certa vez, queria mostrar a um amigo, como funciona o livro chinês de adivinhação, o I-Ching. Tens de formular uma pergunta clara e uma das histórias do livro dá-te a resposta. Para encontrar a história com a resposta, antigamente lançava-se ramos secos duma erva que, caindo, criavam a forma de um dos hexagramas, símbolos das respostas. Hoje em dia, lança-se moedas, o que é um método mais simples.

Naquele dia, formulámos uma pergunta, depois eu abri o livro ao acaso e li a resposta que encontrei naquela pagina. Em seguida pensei que se queria mostrar ao amigo como se usava o livro, deveria fazê-lo mais seriamente.

"Vamos fazer isso mais uma vez", disse.

Peguei numa moeda, decidimos que a cara ia significar uma linha contínua, enquanto a coroa - uma linha tracejada (um hexagrama é composto de seis linhas, contínuas ou tracejadas). Com seis lances da moeda traçámos o hexagrama. Exatamente o mesmo de antes, quando tinha abrido o livro ao acaso. O hexagrama 32, chamado "Perseverança".

O rosto do meu amigo exprimia um espanto enorme. Olhou para mim como se fosse uma bruxa.

Eu também fui surpresa, mas... As coincidências perdem uma grande parte da sua magia, quando se calcula as probabilidades. Os hexagramas do I-Ching só são 64. Tenta o meu truque 64 vezes com várias pessoas e tens uma boa chance de impressionar muito uma delas!

4