Oi, amigos!
Hoje eu quero comentar sobre um tópico que eu li na internet, especialmente no twitter.
Eu tenho lido muitos tweets da gente em Latinoamérica que denunciam os efeitos da gentrificação em cidades atrativas para os estrangeiros dos Estados Unidos e da Europa.
Por exemplo, eu sou colombiana e moro em uma cidade onde agora há muitos turistas que ficam morando durante muito tempo, o que em inglês se chama "digital nomads", que são nômades digitais.
Estas pessoas são adultos trabalhando à distância e ganhando um salário em dólares ou euros, o que significa que pouco dinheiro para eles e muito dinheiro para os locales já que as moedas dos países de Latinoamérica estám desvalorizadas.
Os donos das casas já não querem alugar para os nativos porque eles sabem que os estrangeiros podem pagar mais facilmente preços altos. Também existe uma app chamada Airbnb onde eles podem alugar um lugar para eles sozinhos e não em um hotel, por exemplo. Agora muitas pessoas não querem alugar sua casa se não é como um Airbnb, já que esso deixa maiores lucros.
Eu entendo que é bom para um país que pessoas com maior poder adquisitivo morem no território, mas isso não é bom para os nativos, os antigos residentes, porque tudo é muito mais caro para nós e as coisas são impagáveis.
Faz uns dias eu assisti um vídeo no TikTok onde uma mulher americana mostrou tudo o que ela comprou em um fim de semana. Ela gastou aproximadamente um salário mínimo colombiano, o que muitas pessoas na Colômbia ganham depois de trabalhar durante um mês. Ela dizer que tudo é muito econômico e isso não é verdade.
Também eu vi um tweet onde um homem dizer que a Cidade do México é uma cidade onde a gente pode caminhar livremente e não precisa um carro para ir de um lugar à outro. Isso não é verdade para a maioria das pessoas, e são pasa em zonas exclusivas.
Você que pensa de isso? Você acha que isso é um problema ou não?
Obrigada por ler meu escrito.
Tem um bom dia!
Headline image by brenoassis on Unsplash