De volta para "os básicos" :))
Eu fiquei um pouco decepcionado com meus estudos de línguas nessa semana passada. Eu pensei sobre como eu tenho tanto outra coisa para fazer, e como alcançar de tudo.
Depois, eu percebi que não posso alcançar de tudo nesse momentinho mesmo. Então, eu priorizei as coisas em minha vida que são prioridade.
- O desafio de Exodus 90
- Meus exercícios (artes marciais e kettlebell)
- Meus relacionamentos pessoais
Mas com línguas, eles existem um pouco fora até que tem raízes em tudo. Não sei se faz sentido, mas é assim.))
Tenho duas línguas que eu estudo sério agora, e uma que eu ainda não dei muito atenção. As línguas sérias são o português e o russo, em que eu quero ficar mais confortável com entendimento e com falar. Com o português, estou num nível onde eu posso conversar "facilmente," mas eu ainda não tenho um nível tão "automático." Com o russo, meu nível é bem mais básico, com menos palavras que eu sei fluentemente. Esperava assim, o russo é difícil, né?)) Mas, estou sentindo que eu tenho buracos em minha linguagem básica, porque eu raramente pratiquei os casos e os verbos que são os mesmos, só por diferença em aspecto. Eu ainda não prestei bastante atenção quando é melhor o verbo perfectivo vs imperfectivo. Isso é uma pena, porque é uma falta grande que precisa ser preenchida.
A língua que não dou muito atenção agora é o ucraniano. Eu só chamo um amigo uma vez por semana para conversar com ele em inglês e aprendo um pouquinho de ucraniano. Nesse momento, é mais sobre conversar e ligar com ele, sendo um amigo do meu do passado.)) Então, não tenho expectativas muito altas com essa língua agorinha.)
Então, sendo parte do meu desafio, afastei-me de tecnologia em formas de vídeo primeiramente, e redes sociais com Instagram, Facebook, e YouTube.
Pensei em dedicar mais horas para o português sem usar essas sites, e escolhi podcasts. Escolhi conteúdo mais simples, tipo "comprehensible input" para fortalecer minha automaticidade do meu nível. Gosto muito desses podcasts seguintes. Eu uso Podcast Addict, porque lá você pode procurar pela língua facilmente. Acho que o maior parte desses podcasts são disponíveis no Spotify também.
PODCAST | NOTA |
Teach Yourself Portuguese | Com Luan Machado, 100% em português |
Brazilianing | Com Dani Lima, algumas explicações em inglês, a maior parte em português |
Com o russo, vou voltar para conteúdo bem mais básico. Tenho vontade para voltar e acabar com o curso de Assimil que eu tenho. Nunca em meus cinco anos de estudo eu terminei com o livro completo lol. Acho que escutar mais nesses diálogos será mais compreensível do que outros podcasts. Russian with Max é muito bom, recomendo. E quando eu focar mais em russo, com certeza eu vou usar de novo.)) Tem também um canal ótimo no YouTube que se chama tipo "Comprehensible Russian" onde ela explica coisas com desenhos, ações, e vocabulário bem mais simples. Quando puder assistir YouTube de novo, eu chego lá imediatamente.))
Esse é meu plano. Voltar ao conteúdo bem mais compreensível e praticar as formas básicas até eles se tornam automático na minha mente. Eu vou usar áudio o mais, e se for transcrições, vou os usar também. :))
Para a vida e para a aprendizagem,
Tom
Headline image by freestocks on Unsplash
Seu português está ótimo, compreensível. Pequenos erros que nao prejudicam o que quer transmitir. Estudei um pouco do idioma Russo mas, estou focando em inglês e espanhol no momento. Verifique o canal do youtube @vemamimlinguarussa. Um jovem rapaz brasileiro que ensina russo. Um abrçao e siga adiante!
Muito obrigado Thiago! Te agradeço.)) Eu vou verificar no canal quando puder, mas será muito útil aprender russo pelo português.)) Um abraço!
Oi, Tom, gostei bastante do seu texto e seu português é realmente muito bom! Queria dizer que me identifico com a decepção com os estudos e como às vezes parece que não aprendemos coisas básicas da língua, mas pode ter certeza que sua escrita em português é perfeitamente compreensível e seguramente vai melhorar ainda mais com a prática. Parabéns e boa sorte com os estudos!