Eu adoro línguas estrangeiras
Portuguese

Eu adoro línguas estrangeiras

by

language learning
podcasts

Olá, isso é meu primeiro artigo em Português brasileiro no Journaly e eu quero falar da minha paixão para as línguas estrangeiras. É isso mesmo o tema do primeiro episódio do meu podcast. Sim, eu criei um podcast para quem quiser aprender italiano, minha língua nativa. O nome de meu projeto é “Italianglot” (www.italianglot.com).

Antes de contar como aprendi as línguas que eu falo, quero me apresentar. Meu nome é Carmine e nasci em Nápoles no sul da Itália. Quando eu tinha 30 anos, me mudei para Roma. Morei lá 20 anos e depois decidiu me mudar de novo. Fui à Atenas e agora moro entre a Itália e a Grécia.

Quando eu morava em Roma, trabalhava numa empresa de informática. Eu detestava meu trabalho e por isso, quando tive a oportunidade de deixá-lo, eu o fiz sem olhar para trás. Como eu já disse, agora crio material para o aprendizado do italiano: um podcast, cursos online, exercícios interativos, etc. Meus estudantes podem me apoiar tornando-se membros do Patreon.

Quanto aos idiomas, aprendi inglês primeiro. Era muito jovem. Aprendia inglês na escola, mas também sozinho com um curso que meu pai tinha comprado para mim com livros e cassetes. Depois continuei melhorando meu inglês assistindo séries de TV como “Friends”, por exemplo.

Eu comecei aprender francês quando meu melhor amigo se mudou para Paris. Eu ia com frequência a Paris e por isso decidi aprender francês. Aprendi mais uma vez sozinho com livros e CDs. Durante minhas viagens para a Francia e uma vez para Quebec, eu tive a oportunidade de praticar muito esse idioma.

Comecei aprender espanhol porque é muito parecido com italiano e foi bastante fácil. Quando viajei para Espanha e América do Sul, também pratiquei muito.

Decidi aprender Grego, quando encontrei e baixei um curso gratuito da internet. Ouvindo alguns podcast e assistindo umas séries de TV, entender greco se tornou cada vez mais fácil. Por isso, quando fui à Grécia pela primeira vez, não tive problema nenhum em conversar com meus amigos.

Tentei aprender alemão sozinho também. Porém, há muitos anos eu frequentei um curso no Goethe-Institut durante um ano, mais depois eu deixei e esqueci quase tudo. Há cerca de um ano comecei aprender de novo e desta vez decidi estudar um pouco a cada dia. Eu ouço o podcast do “Easy German”, assisto videos no YouTube do “Easy German” e filmes e séries na Netflix. Minhas séries favoritas são ”Dogs of Berlin” e ”Über Weinachten”.

Aprendi sueco e português com os cursos Assimil e também tento melhorar todos os dias assistindo séries e ouvindo alguns podcasts. Minha série favorita em português é brasileira e se chama “3%”. No começo eu tive muitas dificuldades em falar português, porque é tão parecido com italiano e espanhol que sempre existe o risco de inventar palavras que não existem. Por exemplo, uma vez eu falei “cerrar a porta” com uns amigos de Portugal e eles me corrigiram, porque em português o verbo certo é “fechar”. Eu acho que assistir frequentemente videos e podcasts em português tem me ajudado muito.

E para concluir, há uns meses comecei aprender croata. Encontrei um curso gratuito na internet, mas quando acabei o curso, notei que não tinha muito material para melhorar essa língua (podcast, séries, etc.). Eu só encontrei um canal no YouTube com os videos da “Peppa pig”. Infelizmente não têm legendas em croata. Porém, eles são bastante fáceis de entender e, portanto, muito úteis para eu aprender novas palavras e expressões.

Espero que não cometi muitos erros neste texto. De todas formas, quero já agradecer a quem quiser corrigi-los. Muito obrigado e até logo ! :-)

0