Para aqueles que querem comprar esse livro, pode encontrar-lo aqui na Amazon (edição inglês)
Para mais informação sobre o autor e o livro, clicar aqui.
Onde tudo começou
Eu conheci o autor, Anthony Metivier, em várias lugares. Em primeiro, eu encontrei ele nos blogs de Benny Lewis e Kris Broholm, quando ele estava falando sobre técnicas de memoria para se lembrar das palavras nas línguas estrangeiras. Eu fiquei com interesse nisso, mas naquele tempo, eu escolhi usar o Anki em vez dessas técnicas pessoais. Infelizmente, depois de muito tempo, eu descobri que eu não gosto muito do Anki. Na verdade, tem várias vezes onde eu realmente odei o app. E quando eu encontrei as obras de Anthony de novo no ano passado, eu escolhi para aprender sobre ele e as técnicas dele mais uma vez.
O que eu esperava neste livro
Quando eu encontrei o livro num podcast com o autor e Kris Broholm, eu pensei que seria um livro muito técnico com planos, agendas, e técnicas de memoria para implementar na vida. Eu queria começar usar essas técnicas com palavras (e até "pedaçinhos" e frases na língua), mas ele também usa-lhes para se lembrar dos números, caras, nomes, e até poemas inteiras.
Então, eu esperava que este livro seria mais sobre a memoria.
O que eu recebi na verdade
Bem, muito do livro é sobre a memoria e as técnicas dele. Mas tem muito mais do que isso apenas. Tem a historia dele que é bem longo, caótico, e até trágico em partes. O mundo dele era cheio com modos cinzas e até escuro em preta. Mas ele escreveu o caminho dele para boa saúde mental entre técnicas de respiração, meditação, mindfullness, e técnicas de memoria. Tem partes até com dieta e como ela afeta seu cérebro. Tem partes também com explicações horrorosas do estado dele mental. São chocantes para aqueles que já não sofreram com esses problemas mentais, mas era bem interessante e eye-opening.
Pra quem é esse livro?
Depois de ler esse livro, eu diria que as pessoas que receberiam o mais ajuda dele seria pessoas ansiosas que querem desjuntar com os seus pensamentos e lidar com eles num jeito favorável. Não tem muito meditação bem religioso, o autor é ateu, mas ele memorizou páginas de frases em sanskrit para autoinquirição. Ele até recomenda memorizar escritura como a bíblia, o alcorão, ou até os textos de hinduismo ou budismo para se calmar e meditar. O resto do livro tem mais desses exercícios para alimentar e melhorar sua saúde mental.
Para aqueles que querem as técnicas de memória apenas, acho que esse livro ainda é pra você também. Mas se você quer técnicas de memória mais específicas para línquas, ou outras coisas, começa com uns dos livros dele para isso. (Pra mim, eu escolhi How to Learn and Memorize Russian Vocabulary, mas ele tem outros livros desse jeito). Ou se quiser, visita o site dele no Magnetic Memory Method.
Para o futuro, eu pretendo usar esses técnicas com minhas línguas, e outra informação que preciso lembrar. Se tenho sucesso ou erro feio, vou lhes dizer num post seguindo.))
Espero que vocês estão bem,
Para a vida e para a aprendizagem,
Tom
Seu texto é incrível, você só precisa se atentar ao gênero dos substantivos. Mais uma sugestão... o título do texto deve ser "A mente vitoriosa".
Fiquei curiosa para ler o livro. Atualmente, uso o anki para aprender idiomas e disciplinas teóricas como Economia e História. No entanto, ao contrário de você, eu gosto bastante do anki. Mesmo assim, estou sempre em busca de ferramentas eficientes de aprendizagem. Bom trabalho com o texto, foi uma ótima resenha!