Comecei a ler este livro de Jorge Amado. É um dos mais famosos dos livres dele e o mais vendido no mundo inteiro. Foi publicado em 1937 mas neste ano cópias do livro foram queimadas pelas autoridades que acham o livro propaganda comunista.
Já li cerca um quarto do livro. É sobre um grupo de meninos que moram juntos nos armazéns abandonados no porto de Salvador em Bahia. As idades dos meninos são entre 7 e 16 anos e eles têm nomes interessantes como Volta Seca, Querido de Deus, Boa Vida e o Gato. Os capítulos descrevem as personagens diferentes e as diversas coisas que acontecem com elas.
Os meninos precisam roubar as casas e pedir dinheiro nas ruas de Salvador para sobreviver. Mas eles ainda estão meninos. Acabei de ler um capítulo sobre um carrossel velho. Eles ficam fascinados pelo carrossel com as luzes e os cavalos. Eles adoram montar os cavalos, olhar as lâmpadas de várias cores, e ouvir a música do carrossel. Um dos meninos ajuda o homem que controlar o motor do carrossel e um dos outros usa o microfone para convidar as pessoas e vende as bilhetes.
Então eles são ladrões e bandidos? Ou simplesmente são crianças sem família? O que o livro nos diz sobre nossa sociedade?
Tenho que continuar a ler para descobrir.
Excelente texto, Graham! Estou com vontade de ler o livro agora. Parabéns!
Muito obrigado Mauro!
Gosto muito desse livro! Essa obra é uma fotografia da cidade do Salvador da época. Jorge Amado olhava a cidade com os olhos clínicos sem ignorar as pessoas mais pobres e sua cultura. Excelente trabalho!
Obrigado! Estou gostando de ler esse livro!