Olá a todos! Espero que vocês estejam bem.
Hoje eu gostaria de compartilhar com vocês o que eu aprendi do idioma árabe e do mundo árabe. Uma das coisas que eu amo fazer no meu tempo livre é pesquisar e melhorar os meus conhecimentos do mundo e das suas regiões.
Fiz um pouco de pesquisa recentemente sobre o idioma alemão e queria similarmente fazer pesquisa sobre o idioma árabe e o mundo árabe para enriquecer os meus conhecimentos. O árabe me interessa desde alguns anos e tenho certeza que tentarei aprendê-lo no futuro.
Agora vou apresentar para vocês o que eu aprendi sobre esta língua que cobre uma área significativa do mundo.
O árabe é o quinto idioma mais falado no mundo.
Ele é a língua franca do mundo árabe. Quer dizer que quando as pessoas não compartilham o mesmo idioma nativo, o árabe será falado.
O árabe é a língua litúrgica (quer dizer santa) da religião do Islã, pois o Alcorão e o Hadith (os livros santos) foram escritos em árabe. Então é a língua litúrgica por 1,8 bilhões de muçulmanos.
Durante a Idade Média (entre os séculos cinco e quinze), o árabe foi um veículo importante de cultura na Europa, particularmente em ciência, matemática e filosofia.
A influência do árabe pode ser particularmente vista nas línguas europeias - principalmente o espanhol mas também o português, o catalão e o siciliano - por causa da proximidade das civilizações de europeio cristão e de árabe muçulmano.
O maltês é uma língua semita desenvolvida de um dialeto de árabe e escrito no alfabeto latino.
O árabe tem influenciado muitas outras línguas em todo o mundo durante a sua história, incluindo o persa, o turco, o cazaque, o bengali, o maldivo, o pashto, o punjabi, o albanês, o armênio, o azerbaijanês, o siciliano, o espanhol, o grego e o búlgaro.
O árabe é uma das seis línguas oficiais das Nações Unidas.
Todas as variações de árabe são faladas por aproximadamente 422 milhões de falantes (nativos e não nativos) no mundo árabe.
O árabe é escrito no alfabeto árabe que é uma escrita produzida da direita para a esquerda.
O árabe tem aproximadamente 293 milhões de falantes nativos.
O árabe coloquial é um termo coletivo para descrever os dialetos falados de árabe que são muito diferentes da língua literária.
Há tantas variações de árabe, tal como o árabe egípcio falado por aproximadamente cinquenta e três milhões de pessoas no Egito (cinquenta e cinco em todo o mundo). É uma das variações de árabe mais entendidas no mundo, principalmente devido à distribuição de filmes e séries egípcios no mundo árabe.
Você tem também muitas outras variações, tal como o árabe de Levantine, o árabe magrebino, o árabe hassanofo, o árabe mesopotâmico, o árabe sudanês, o árabe do Golfo, o árabe iemenita e o árabe chadiano.
Mas além dos dialetos, o árabe moderno padrão é a língua de livros, mídia, educação e situações formais. No entanto, não é a língua do dia-a-dia nos países árabes.
É isso, gente! Espero que vocês tenham gostado e tenham aprendido um pouquinho mais sobre o idioma árabe e o mundo árabe, que são realmente fascinantes.
Até a próxima! Tchau!
Você escreve muito bem!!!
@Kaio Muito obrigado! Aprecio realmente todos os seus conselhos e as suas correções!
Excelente texto! Eu inevitavelmente sempre acabo pesquisando sobre árabe e é um idioma que eu quero muito aprender. Acho que é por conta do alfabeto deles, a curiosidade por entender mais sobre o oriente médio e sua cultura. Você já pensou qual dialeto você pretende aprender um dia ?? Eu penso as vezes no egípcio já que o Egito que produz a maior parte dos filmes e séries em árabe.
@Gabriel_Oliveira Muito obrigado por todos os seus conselhos e as suas correções! Eu os aprecio enormemente! Exato, é um idioma que eu realmente quero aprender um dia. Só tenho que encontrar o tempo certo para começar a aprendê-lo! Me interessa muito conhecer mais o Oriente Médio e a África do Norte! Sim, depois de ter pesquisado, acho que o árabe egípcio seria a opção mais lógica considerando a influência do Egito no mundo árabe, mas vou manter as minhas opções abertas. As minhas experiências nos próximos anos determinarão o dialeto que eu escolho! Mas com certeza, acho que o árabe moderno padrão será o primeiro passo em aprender o idioma!
Você realmente escreve muito bem, Nelson!