O dia 01/02/2020 cheguei em São Paulo como intercambista com a intenção de fazer dois semestres na Universidade de São Paulo (USP). As aulas começaram o 17/02/20, porém essa foi a semana antes do carnaval e na verdade nem tive aulas, de forma que posso dizer sem medo de estar errado que aqui no Brasil o ano começa depois do Carnaval! A semana seguinte as aulas deram início e fiz os meus primeiros amigos brasileiros.
Depois de quase duas semanas de aulas, a USP decidiu que ia ser melhor se eles fecharem as portas, de forma que o estilo de vida que até esse dia eu tinha desenvolvido definitivamente ia mudar. Como eu tinha tomado a decissão de só fazer quatro disciplinas esse semestre, eu tive uma grande quantidade de tempo livre e, para falar verdade, eu sentia que tinha o dever de aprender novas coisas e não só ficar em casa na quarentena perdendo o tempo todo. Desde esse dia até hoje, eu já li 3 livros (Hábitos atômicos, Como fazer amigos e influir nas pessoas e A arte de argumentar), onde acho importante realçar que o primeiro deles foi sugerido pelo Robin no seu canal de Youtube; comecei estudar francês - o início foi no dia 01/06/2020 e até hoje não tenho falhado nem um dia- e, como se fosse pouco, estou escutando podcasts para melhorar a minha oratória (que é basicamente a minha habilidade para falar em público, que se bem acho que não é ruim, tenho certeza que pode melhorar).
Apesar que até agora eu não tenho tido a oportunidade de melhorar o meu português, sinto que esse tempo fiz possível com que eu encontrasse novas paixões e, na verdade, começasse avaliar novas oportunidades para o meu futuro, coisa que sempre considerei importante, porém nunca tinha tomado a decissão de fazer.
Sinto que neste "Alpha testing" não vai haver falantes nativos do português, porém tudo bem. Esse último semestre eu tive que escrever muitos relatórios nessa língua e sinto que definitivamente as minhas habilidades de escrever em português melhoraram muito quando comparado com o nivel que eu tinha quando cheguei. Para mim será um prazer fazer correções nas suas entradas em Espanhol, minha língua nativa.
Oi Ricardo! Fui ver de curiosidade os posts mais antigos do site e me surpreendi com o seu relato! Seu português escrito é muito bom, e entendo muito bem a sua dor, num espectro diferente. Quando a pandemia começou, tinha acabado de ingressar na universidade também, mas não sou intercambista. Conheci um menino que passou a mesma coisa que você. Complicado. Espero que tenha continuado com o francês e com a produtividade de quarentena! A minha foi para o buraco depois de uns 3 meses kkkkkkkk Acabei de chegar no site, então não faço ideia se você vai receber uma notificação do meu comentário ou algo do gênero, mas enfim. Continue treinando seu português! Mandou muito nesse texto e tenho certeza que vai melhorar ainda mais daqui para frente.
Oi Ricardo, parabens pelo texto!! Assim como a Annie acima, acabei de chegar aqui e não sei se verá este comentario, mas em todo caso espero que você tenha continuado com sua produtividade Na verdade espero que esteja bem e com saúde, porque vir para o Brasil nesse caos que estamos não está facil para ninguem, não é? rs Bem parabens pelo texto, seu portugues está absolutamente fluente! Conte comigo para o que precisar sobre o portugues. Cheguei tarde aqui mas espero contribuir para nossa mini-comunidade :) Abraços